Alergias primaveris

Combata as alergias da Primavera

A primavera não está apenas associadas as coisas boas da moda, como sapatos, roupa fresquinha, padrões floreados e coloridos , dias solarengos e passeios à beira-mar ao por do sol, a primavera também traz consigo o aumento de casos de alergias, que, com esta estação, afetam várias partes do corpo humano. Crises de asma, rinite alérgica, conjuntivite e irritação da pele são os problemas mais comuns. Reações que, em grande parte, podem ser prevenidas ou, pelo menos, ter efeitos mais controlados. Conhecidas como sazonais ou primaveris, este tipo de reações costuma afetar adolescentes e jovens adultos, pois mais de três milhões de portugueses (incluindo portugueses do Brasil), sofrem com alergias da primavera, porém, o caso é mais raro em crianças.

Nas regiões com estações do ano bem definidas, como EUA e a Europa, a alergia ao pólen

é mais comum, no entanto, as alergias são de origem genética. Não há como evitar que surjam, apenas se pode controlar e amenizar os sintomas.

Alergias primaveris
Alergias primaveris

Causas

Trata-se de um período de intensa florescencia das árvores e polinização das plantas, em que os órgãos de pólen – estruturas masculinas de reprodução – são transportados até às partes femininas das flores através do vento, de insetos ou por outro meio, o que acaba por se tornar num incómodo para aqueles que já sofrem de alergias a outros elementos.

Pólen
Pólen

Sintomas

Olhos, nariz, e garganta são as zonas do corpo humano mais afetadas. O pólen causa problemas respiratórios, podendo provocar crises de asma e rinite alérgica, espirros sucessivos e congestão nasal. Algumas pessoas chegam a sentir falta de ar, apertos no peito e tosse, além da comum conjuntivite alérgica, que provoca comichão e vermelhidão nos olhos.

Rinite Alérgica
Rinite Alérgica

O que os médicos recomendam

1) – Óculos escuros, para proteger os olhos dos pólenes e evitar a vista lacrimejante e irritada; Optar por comprar uns bons óculos de marca é o melhor, pois são aqueles que realmente têm proteções contra raios ultravioletas, e se o objetivo é proteger bem os olhos, convém que sejam uns óculos capazes disso. :)

2) – Enquanto estiver em casa, e mesmo quando não estiver, mantenha as janelas fechadas para que as partículas polinizadas que andam no ar não entrem na sua casa, gerando assim um mau estar no seu “refúgio”. Ligar o ar condicionado é também uma boa opção, pois é importante para filtrar o ar de casa.

3) – Tente manter, o mais que puder, a casa limpa para que evite a acumulação do pó.

4) – Mude de roupa frequentemente, por exemplo, quando chegar a casa, troque a roupa por uma lavada e mais fresquinha e lave a roupa usada constantemente para evitar ao máximo e eliminando eficazmemente todos

os ácaros e pólenes.

5) – Não fume nem fique perto de pessoas fumadoras. O fumo do tabaco agrava os sintomas das alergias primaveris.

Limpar o pó da casa é muito importante no combate às alergias
Limpar o pó da casa é muito importante no combate às alergias