Pilula

Pílula Masculina

Quando o homem não pode usar nem tomar nenhum contraceptivo hormonal ou químico, a fim de não engravidar a mulher, depara-se com um grande problema e esse problema é facilmente respondido com uma pergunta: será que existe uma pílula masculina? O que o homem pensa é que se existe feminina, e hoje o mundo é tão avançado na ciência, de certeza que haverá uma pílula masculina. Será?

Pilula
Pilula

 

Ainda não. Lamentavelmente, os laboratórios científicos internacionais ainda não conseguiram desenvolver na totalidade nenhuma pílula masculina, mas a sua concepção já está a ser tratada. Nomeadamente através de injeção mensal de testosterona.

No entanto, para quem não pode usar nem tomar nenhum tipo de contracetivo hormonal ou  químico, tem como método anticoncepcional para homem a vasectomia. A vasectomia é uma pequena intervenção cirúrgica, que consiste na secção e laqueação dos canais deferentes, o que vai impedir a passagem dos espermatozóides dos testículos para as vesiculas seminais. Anatomicamente, os canais deferentes são duas estruturas tubulares que ligam os canais epididimários que estão à volta do testículo, ás vesículas seminais que se situam na fase posterior da próstata. Esta cirurgia é realizada em regime de ambulatório, habitualmente com anestesia local ou anestesia loco regional. A secção de canais deferentes é realizada através de uma pequena incisão na raíz do escroto.

Vasectomia - interrupção da circulação
Vasectomia - interrupção da circulação

Quais as compilações?

As complicações são minor – pequenos hematomas. O principal problema é a recanalização dos canais deferentes, que é rara.

Esta intervenção não diminui a quantidade de esperma, nem tão pouco afeta nenhum aspeto da esfera sexual, seja ereção, a libido ou o orgasmo. Porém, deve ser confirmada a ausência de espermatozóides do ejaculado alguns meses depois da intervenção

para garantir que o homem está infértil, pois a vasectomia só tem efeito cerca de 3 meses depois que é o tempo que leva para que haja impossibilidade total de uma gravidez. É um tratamento fácil e sem grandes riscos.

Vasectomia - Importante
Vasectomia - É bom saber

 

Onde fazer?

A vasectomia, sendo uma intervenção cirúrgica pode ser feita em qualquer clínica de cirurgias.

Qual o preço?

Fazer uma vasectomia custa cerca de 450€ em média, mas depende da clínica.