foto-soutien-de-bojo-02

Como calcular o tamanho do sutiã?

Ainda não sabes calcular o tamanho do sutiã? Então aprende aqui a calculá-lo, pois 85% das mulheres usam o tamanho errado do sutiã, o que pode ter como consequências dores nas

costas, para além do aumento de flacidez do peito. Um estudo europeu alerta que ao longo da vida, uma mulher muda de tamanho de sutiã em média seis vezes, pelo que deve avaliar regularmente se está a usar o tamanho correto! Aqui ficam os três passos essenciais para descobrir qual o teu número de sutiã:

1 – Passa uma fita métrica por baixo dos braços, mesmo abaixo do peito, e mede o contorno do tórax. Os tamanhos internacionais seguem uma escala de 5 em 5 centímetros. Se medires, por exemplo, 68 centímetros, o teu tamanho será 70 (o que equivale a um 32 americano). Se medires 73 cm ou 77, o teu tamanho será um 75 (equivalente a um 34 americano) porque há uma tolerância de dois centímetros. Se medires 78 cm o teu tamanho será o 80 (ou seja, 36), e por aí em diante.

2- Para determinares a copa, caixa do peito, passa a fita métrica debaixo dos braços, à altura do mamilo. A diferença, em centímetros, entre esta medida e o tamanho que determinaste anteriormente, vai resultar na tua copa. Entre 12 a 14 centímetros corresponde à copa A. A copa B será entre 14 e 16 centímetros e a copa C será entre 16 a 18 centímetros. Se resultar num número

maior – entre 18 a 20, então corresponde à copa D (wow.)! Se tiveres medidas intermédias, experimenta as duas copas – copas de medida acima e copa de medida abaixo e escolhe a que assentar melhor. Porém, não deixes que o sutiã te fique largo demais, tem de estar ligeiramente apertado para que segure bem o peito.

3 – Na hora da aquisição do sutiã, não hesites em experimentar vários modelos e lembra-te que o conforto é fundamental para manter a saúde do teu peito.